Economia

Fatos:
1. o número de pessoas inadimplentes cresceu 4,9% esse mês (aparentemente esse é um valor alto…)
2. a bolsa subiu, o dólar subiu também
3. o governo está sendo aconselhado a diminuir os gastos (eles pensam em fazer isso nos salários dos servidores públicos e na previdência…)
4. será disponobilizado 8 bi (ou algo assim) pra indústria automobilística
5. o banco central vai liberar uma parte do dinheiro que os bancos são obrigados a mandar pra lá (pra guardar, sei lá) quando a gente faz um depósito, isso vai colocar mais uns 40 bi em circulação

Agora me explica. Eu aprendi (com muito custo) que mais dinheiro em circulação significa mais gastos que significa inflação. Mas o povo já não tem dinheiro pra pagar as coisas no preço atual, quem dirá com inflação… Tá, vai ter mais dinheiro circulando, mas as pessoas vão ter q pegar esse dinheiro emprestado e pagar juros sobre ele e aí vão ficar sem dinheiro de novo. Enquanto isso o governo tira dinheiro dos salários dos servidores e aposentados. E tenta alavancar a venda de carros, como se esses que ficassem na rua atrapalhando o trânsito já não fossem o suficiente.
Não, sério, na minha cabeça isso não faz o MENOR sentido. Dinheiro é um recurso finito (diferente dos carros). Do the math!!! As coisas todas tem que funcionar igual um caixa, um balanço, direitinho, certinho, o que gasta não pode ser mais do que ganha, e ficar pegando empréstimo pra sempre não é a solução. Esse esquema me parece caótico e insensato. Tá em recessão? Então tá, então pára de gastar! Meu deus, por que é tão simples na minha cabeça e quando eu vejo eles fazendo as coisas parece tudo errado? Se as pessoas não conseguem pagar as contas porque a comida aumentou de preço, subsidia o supermercado, ou quem quer que esteja por trás de tudo que começou o aumento de preço que chegou no consumidor. Se der mais dinheiro pras pessoas, eles vão aumentar mais o preço porque todo mundo é mercenário e egoísta e só enxerga o próprio umbigo. E isso vai virando um ciclo sem fim, e a gente precisa pegar dinheiro emprestado com outros países ou a gente tem uma inflação de 100% ao mês… Tá, eu admito que não entendo de economia assim, mas não é possível que não tem um jeito mais inteligente de resolver as coisas!