Bom senso

Eu sempre pensei que se as pessoas todas tivessem bom senso, o mundo seria um lugar melhor pra se viver. Mas parando pra analisar isso agora, percebi que existe um problema sério com isso: as pessoas têm bons sensos diferentes… Lógico, elas são diferentes. E o que garante que uma está mais certa que a outra?

Às vezes eu fico pensando que seria legal se todos fossem iguais a uma pessoa por um dia. Por exemplo, um dia em que todos são iguais a mim. Todos tomariam as decisões  que eu tomaria na sua posição e fariam as coisas que eu faria. E seria assim com cada um, todos teriam seu dia de iguais. Ia ser um jeito legal da gente perceber o que faz de errado, porque, inicialmente, todos pensam que se o resto do mundo pensasse igual a si próprio, seria muito melhor. Eu acredito que todas as pessoas teriam surpresas bem desagradáveis nesses dias… Talvez sua reação em uma situação que você nunca imaginou estar seja a pior possível, e quando alguém se enxerga pelo lado de fora, a visão pode não ser tão agradável. Você pode descobrir que o seu “bom senso” não é nada bom, e que o mundo é realmente um lugar pior se todos tiverem sua atitude.

Talvez não precise chegar a tanto, se cada um tiver um senso de auto-crítica e souber aceitar críticas construtivas (e também criticar construtivamente) podemos tentar melhorar nós mesmos e  consequentemente fazer um mundo melhor. Porém existem dois problemas sérios com essa abordagem: (1) muitas pessoas acham realmente que o conjunto das partes não forma o todo, e que a melhora da violência, do trânsito ou da qualidade de vida está nas mãos do governo e ponto final, e não percebem que se forem mais educadas e pararem de olhar pro próprio umbigo podem mudar muita coisa, o que leva ao segundo ponto: (2) as pessoas são arrogantes. Sim, todos nós somos em algum grau, uns mais que os outros, mas ninguém gosta de admitir que está errado e muito menos mudar seu jeito de ser porque alguém falou. Muito pelo contrário, muitas vezes as pessoas insistem naquela atitude que muitos recriminam só por teimosia. Eu não sei se sou só eu e meu pessimismo, mas acho que isso vem piorado com o tempo. As crianças estão mais chatas, os adultos mais mal humorados e os serviços são muitas vezes feitos com má vontade.

Quando o sistema começa a ficar muito complexo é sinal de que tem algo errado. Eu penso muito em como as leis são feitas e usadas quando se fala sobre bom senso. Será que é realmente sensato procurar interpretações mirabolantes nas entrelinhas ou falhas mínimas pra se defender alguém? Não to falando que a lei tem que ser seguida ao pé da letra, eu acredito que cada caso é um caso. O comportamento humano é muito diversificado pra tentar enquadrar tudo em uma constituição só. Lógico que existem regras básicas que devem ser seguidas, e se essas regras não forem formalizadas, as coisas não funcionam mesmo. Mas em casos extremos os juízes deveriam ser capazes de analisar friamente o que aconteceu, e não ficar escutando advogados que falam que a lei não considera casos de pessoas que não têm o mindinho do pé esquerdo. Nos Estados Unidos tem um milhão de exemplos de processos sem sentido… é uma coisa absurda alguém processar um hotel porque caiu nas escadas, como se o hotel tivesse culpa da sua falta de coordenação motora. E o pior de tudo é que essas pessoas ganham as causas.

Bom, essas coisas me incomodam. Acho que o que eu to tentando dizer é que as pessoas podiam se esforçar mais… Todo mundo tá sempre reclamando aí da sujeira da rua mas todo mundo continua jogando lixo fora das lixeiras. Falar é muito fácil.

PS: Talvez eu pareça meio arrogante falando essas coisas assim, mas não é. Eu acho que faço muita coisa errada sem perceber tb =(