Tentando explicar…

Hoje um colega meu mandou esse vídeo pra lista da sala. Lógico que gerou toda uma discussão de porque esses babacas fazem isso e tal. Bom, achei esse um bom exemplo pra explicar meu ponto de vista. Um deles sugeriu que o problema é todo da concentração de renda, e eu discordo totalmente disso. Ele está culpando um sistema pelo comportamento das pessoas, isso parece invertido pra mim, já que o sistema foi criado pelas pessoas.

Acho que tem basicamente duas linhas de pensamento: a que culpa o sistema e a que culpa as pessoas. Eu culpo as pessoas. Tudo bem que existem aqueles que ganham muito mais dinheiro que os outros, mas como esse dinheiro é gasto é uma escolha individual. Se alguns estão gastando da maneira “errada”, tirar o dinheiro de todo mundo e dividir igualmente não é a solução. A gente tem que tentar entender porque eles fazem isso, que tipo de valores bizarros eles têm que fazem eles gastarem um salário mínimo toda noite? O problema é a escolha individual, e não o fato deles ganharem 100.000 por mês. Afinal de contas, existem aqueles que são muito ricos mas que têm consciência dos valores das coisas e não saem rasgando dinheiro por aí.

São raciocínios assim que me fazem culpar as pessoas mais do que o sistema. E me fazem acreditar que mudanças individuais podem fazer mais efeito do que medidas governamentais. Mas o grande (grande!!!) problema é como incentivar essas mudanças individuais e quais são elas.