Incompatibilidades

A semana foi agitada… trabalho de 9 às 17:30 e depois mais trabalho (dessa vez pra pesquisa) de 18 até a hora que o sono me matasse. Mas as coisas estão andando em ambos os projetos, o que é muito bom =)

No início da semana estava um pouco impaciente com os indianos aqui que não falavam inglês (ou falava muito mais ou menos). E me parecia que eles não faziam o menor esforço pra te entender ou serem entendidos… Era só balançadinha de cabeça pra lá e pra cá e eu tava a ponto de virar pra um e mandar ele abrir a boca e me responder porque balançadinha de cabeça não é resposta. Acho que eu estava cansada de ser sempre a estrangeira em qualquer lugar. É meio estranho pra mim porque no Brasil a gente não tem essa identidade tão forte. Os brasileiros podem ter cara de qualquer pessoa do mundo, e a gente não tem uma comida típica tão marcante ou roupas que só se usa no Brasil ou hábitos bizarros por causa de alguma religião. Aqui eles são muito orgulhosos disso e acho que acham meio difícil entender porque eu não fui com uma roupa típica brasileira no “Ethnic Day”. Eu usei a roupa indiana que comprei aqui =D Mas ainda tenho que comprar e aprender a usar um saree. Enfim, no final das contas, eu acabei percebendo a diferença que um sorriso e uma cara simpática fazem quando duas pessoas não falam a mesma língua. Pelo menos eu não sinto que estou fazendo algo errado ou incomodando, e por isso tento fazer uma cara boa e ser educada (e apreder algumas frases chave em Hindi ;-).

2 thoughts on “Incompatibilidades”

  1. Pois é, Giselle, a identidade brasileira é singular entre a de outros países, por ter sido construída através da contradição. Este aspecto tornou a cultura brasileira única no mundo – e por não ser facilmente compreendida, nossa identidade é questionada. A combinação de matrizes indígenas, africanas e luso-européias formou o que chamamos de identidade brasileira, pois, segundo Darci Ribeiro "…nada do que aqui estava ou que aqui chegou preservou-se como era antes. Criamos um povo mestiço, misturamos Deuses, definimos uma nova realidade lingüística." Para exemplificar esta brasilidade, é preciso montar essa colcha de retalhos do que somos, fugindo dos esteriótipos e dos preconceitos. O Brasil é um país socialmente complexo, com uma identidade fragmentada – e é através dessa diversidade que nós mostramos como somos. Como qualquer outro povo, temos nossos pontos fortes e pontos fracos. Apenas não nos acostumamos a enxergar isso imparcialmente – um olhar "de fora" pode ser o caminho para nos conhecermos melhor. Você está tendo a chance de olhar por este outro ângulo, e talvez por isso fica meio confusa a comparação (inevitável) da cultura indiana com a nossa. Independente das dificuldades linguísticas, seu sorriso brasileiro é capaz de abrir muitas portas. Enjoy!

Comments are closed.