Como mudar a política desse nosso país?

Taí uma iniciativa bacana: http://www.novo.org.br/

Achei muito sensatas as idéias deles e concordo com vários pontos de vista. Apesar de alguns críticos por aí falarem que isso é utópico, que não se faz política sem político, eu não acredito nisso. A minha opinião é que a gente precisa mesmo mudar de vez o jeito que política é feita nesse país. Vou mandar minha carta de apoio =)
Resumidamente, os principais pontos são:

  • Os cargos eletivos são oportunidades de prestação de serviço e não carreira profissional.
  • Todo gestor público ou privado deve trabalhar com metas.
  • É dever do partido dar suporte ao candidato antes e durante o mandato.
  • A reeleição consecutiva para cargos legislativos deve ser vetada.
  • A gestão eficiente resulta em melhores serviços e menos impostos.
  • A prestação de contas do Estado deve ser feita de forma transparente e acessível.
Mas além disso, eu vi alguns vídeos de palestras dos fundadores. Eles parecem ser pessoas sérias e competentes, que têm um discurso com conteúdo e princípios, diferente do que a gente vê por aí nos períodos de eleições.
Eu nunca tive muitas expectativas com a política no Brasil. Política não pode ser somente um jogo de interesses, de alianças e de troca de favores, e é isso que eu vejo desde que sou obrigada a votar. Campanhas ruins, de ataques ridículos ao adversário, promessas vazias que se repetem a cada 4 anos, um desespero de obter resultados e obras no ano da eleição… A política não devia ser movida a eleições, e sim a sociedade. Claro que todo candidato não é assim, mas os que não são, são exceções. Raríssimos, alías, e difíceis de encontrar. Todo mundo sabe como funciona a política no Brasil, e é frustrante. Eu anulei meu voto a maioria das vezes pra não ter que votar no “menor pior”. Acho isso um desaforo, e sempre fiquei pensando se tinha alguma coisa que eu poderia fazer pra melhorar.
Taí. Acho que essa pode ser uma boa maneira de começar. Pra essa campanha eu dou sim meu total apoio, e viro uma daquelas pessoas políticas chatas que vai tentar ficar te convencendo dessas idéias e princípios. Mas eu acho mesmo que não tem muito que convencer, a proposta fala por si só. E o que é bom, é bom sem precisar de propaganda, ou slogan, ou jingle.